A bicicleta não é apenas uma ferramenta de transporte, mas um meio de emancipação, uma arma de libertação. Liberta o espirito e o corpo das inquietudes morais e das doenças físicas do mundo moderno, da ostentação, da convenção e da hipocrisia aonde a aparência é tudo, mas não somos nada. By Paul de Vivie



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Buick movido a pedal


Um divertido caso exemplifica como a lógica do petróleo contaminou totalmente as bases do pensamento da sociedade industrial. Quatro jovens resolvem sair às ruas de Montreal, Canadá, tripulando um velho Buick 1986, transformado em carro-pedal.
Os policiais, frente a tão insólito veículo, interpretaram a situação como uma ameaça à segurança pública e levam os quatro intrépidos às barras da corte de Sua Majestade.
Era para ser cômico, se não fosse trágico.
No início do Fevereiro soubemos que um Real Buick 1986 havia sido estripado como um peixe pelo artista radicado em Montreal, Michel de Broin. O carro teve todas as suas vísceras mecânicas arrancadas e substituídas por um sistema de tração a pedal para quatro pessoas.
Basicamente, cada um dos quatro passageiros tem o seu próprio jogo de pedais semelhantes aos de bicicleta e conseguem obter velocidades superiores a 15 km/h. Batizado com o pomposo nome "Carro de Propulsão Solidária", a obra de Broin não teve uma recepção nada amistosa das autoridades policiais canadenses, que multaram o(s) motorista(s) por trafegar em via pública com um veículo "perigoso".

Acusações que viraram comédia no Tribunal.
Como pode um veículo acionado por tração humana, que usa freios acionados a mão como os de bicicleta e tem velas ao invés de faróis, ser perigoso? Como pode ser que ele seja menos seguro do que um carrinho de bebê ou uma carroça? Estes foram alguns dos argumentos usados pelo defensor legal Terry Fox, defensor do carro-bicicleta contra a Coroa, que baseava sua tese de perigo no fato do veículo ser equipado com velas acesas. A coisa toda virou chacota e, diante das risadas na sala do tribunal, nada restou ao Juiz, senão encerrar o processo.
Longa vida às loucas engenhocas e Deus Salve a Rainha!

Moral da História: quando você dirige pelas ruas de qualquer cidade do mundo um carro beberrão de petróleo e fumarento, isto é legal.
Agora, se você resolve colocar pedais no seu carro, vai ter que responder judicialmente por estar contrariando as leis do capitalismo, cuja lógica é a concentração do poder, em nome do sacrifício da ecologia e da solidariedade entre as pessoas.

daqui

3 comentários:

  1. que massa a materia,cada uma que inventam hein.
    aquele

    ResponderExcluir
  2. Realmente, xará! Não sei só se não seria melhor fazer feito o cara do Porsche-bike... a carcaça do Buick deve pesar horrores! Mas ao mesmo tempo que escrevo me pergunto, pra que? O homem inventou o veículo mais eficiente que existe, e agora complica tentando levar ele ao patamar do menos eficiente! Se é por conta do clima, sol, chuva, já tem coisa melhor em algumas bikes com carenagem... vamos pedalando!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não só as ruas são dos carros, mas todo planeta e quase toda estrutra de vida é voltada para os carros barulhentos, poluidores e causadores de problemas... ÓTIMA GARIMPAGEM, show o post, mostra o quanto precisamos melhorar... lendo ASIMOV na serie HISTORIAS DE ROBOS, um robo de outro planeta foi esquecido aqui na Terra... quando ele viu um carro pela primeira vez sua analise foi... POVO PRIMITIVO, o veiculo é tão rudimentar que pode ser freiado e acelerado ao mesmo tempo e ainda precisa de uma construção especial para circular...

    JOPZ

    ResponderExcluir