A bicicleta não é apenas uma ferramenta de transporte, mas um meio de emancipação, uma arma de libertação. Liberta o espirito e o corpo das inquietudes morais e das doenças físicas do mundo moderno, da ostentação, da convenção e da hipocrisia aonde a aparência é tudo, mas não somos nada. By Paul de Vivie



quinta-feira, 3 de março de 2011

Bicicletada pela paz - Curitiba

Depois da idiotice que o Bancario Ricardo Neis aprontou em Porto Alegre, fez-se um alvoroço danado na midia, twitter e facebook, para se fazer algumas bicicletadas pela paz.
Aqui em Curitiba foi feita ontem, com saida do patio da reitoria.
No decorrer do dia, antes de ir para a concentração, fiz uns dizeres numa camiseta branca em forma de solidariedade aos colegas de Porto Alegre.

Foto JOPS
Combinei com o Leandro, Jops e Guilherme de nos encontrarmos por la e na sequencia encontramos o Rafa Gassner, Lyra, Pedro, Thiago e o Mildo.

Com um tempinho chato, hora garoava, hora ventava, saimos de la mais ou menos umas 19H e 20min.
Seguimos pela XV até a praça Santos Andrade, sempre com gritos de "Menos carro, mais bicicletas" e as campainhas soando sempre.
O legal que dessa vez, a gente dividiu a rua com os carros, mas sempre tinha uns bicicleteiros que "esquecia" de dividir a faixa, mas o bom que sempre tinha outros para lembra-los...

Foto do Blog DOP







Quando chegamos no cruzamento da Marechal com Marechal, fizeram um mandala - que é ficar circulando e gritando e/ou cantando em favor das bicicletas - nessa hora o que teve de buzina dos motoristas... ai ai,bom, uns bikers se tocaram e seguimos em frente.
Quando chegamos na Brigadeiro o nosso grupinho seguiu pra um lanche e continuei até o cruzamento da Vicente Machado com a Visconde de Nacar, daonde aproveitei e já subi pra casa.
A bicicletada foi até o Museu do Olho.
Conforme noticias conseguimos chamar a atenção da midia.
A parte boa, que essa semana, pelo menos pra mim, facilitou a ida e a volta de bike, pois a maioria dos motorista, estão respeitando, mas alguns ainda insistem em querer se mostrar superior a bikers e pedestres.
Se são tão superior assim, porque ficam preso em engarrafamento enquanto eu nem percebo e passo por isso?
#vadebike e curte mais sua cidade, a mudança te surpreenderá...

4 comentários:

  1. A garoa realmente estava chata, mas o importante é participar e mostrar o quanto pode ser saudável, silencioso e positivo trocar os carros pelas bikes...

    valeuz,

    JOZP

    ResponderExcluir
  2. Apoiado em genero, numero e grau...
    ♫ ♪ Menos carro, mais bicicleta ♪ ♫
    ♪ ♫ menos motor, mais amor ♪ ♪
    ♫ ♪ menos playboy, mais caloi ♪ ♫

    ResponderExcluir
  3. Ih colega. A daqui de Recife reuniu se muito uns 35 interessados. O carnaval daqui tá bombando, e lógico, ninguém quer fazer muito protesto em dia de carnaval! Mesmo assim os 35 interessados fizeram uma CAMINHADA empurrando as bicicletas como protesto na Av. Beira Mar em Boa Viagem. Até tivemos a mídia q apareceu, CEDO DEMAIS, e achou que não daria ninguém, foi embora. Eu sinto falta de uma representação oficial, e até dei a idéia de montar uma Associação dos Ciclistas Urbanos de Recife - ACUR, o que claro, já deu pano para sacanagem! KKK! Acho que CICLORECIFE vai ser menos polêmico! KKKK... Enfim, deu até um DIE IN no meio da avenida, mas acho que TODOS os motoristas que foram atrapalhados pela passeata nos viam como malucos. Ainda temos muitos Km a pedalar antes de conseguir um pingo do respeito que precisamos!

    ResponderExcluir
  4. Essas ações, muitas vezes isoladas e pequenas, são sempre importantes. Parece que não, mas acabam chamando a atenção da sociedade para o problema. São Paulo está atingindo 1.000.000 de veículos neste mês de março. Evidente que as ruas não cresceram na mesma proporção. Assim, não demora muito os defensores dos carros vão se ver travados muito em breve e terão que deixar as suas armaduras de lata em casa. Ficarão corados de vergonha sim, mas muitos acabarão optando por bikes pra se locomoverem.
    Ah, lembrando que eu também tenho um carro na garagem! Faço uso dele para viajar com a família, levar um ente querido ao hospital, no mais, só ando de bike. E, mesmo quando estou ao volante do carro, sei exatamente o respeito que os ciclistas merecem!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir